Totem e Animal de Poder

A ligação do homem com a Natureza sempre foi muito grande, basta ver como os homens primitivos viviam. Com o passar do tempo, infelizmente, este mesmo homem que antes vivia em comunhão com o meio ambiente passou a se distanciar cada vez mais e chegamos até à atualidade onde uma grande empresa de calçados viu a necessidade de produzir um chinelo com grama! Segundo a empresa, isso é bom, porque é uma maneira de levar a grama, um pouquinho da natureza, para a cidade…

Entre as coisas e sentimentos que os homens primitivos tinham de grandioso está o grande respeito devotado aos animais. Sim, eles eram carnívoros e matavam para comer. Mas, tentavam matar animais de grande porte que tivessem bastante carne para sustentar uma família por alguns dias e muitos povos tinham o hábito de rezar antes de sair para caçar e pedir licença aos Céus e Divindades para tirar a vida daquele animal que lhes serviria de alimento. Muito deste respeito para com os animais deve-se ao fato de eles acreditarem que alguns animais tinham poderes sobrenaturais. Para muitos povos, os animais são totens que não podem ser caçados. Segundo o dicionário Webster, totem, quer dizer: “Um objeto natural, geralmente um animal que serve como um distintivo, emblema frequentemente venerado, símbolo ou um meio de identidade pessoal ou espiritual.”

Dessa maneira, vemos que os animais têm servido como arautos de traços de personalidade que nós, como seres humanos, aspiramos alcançar. Isso faz com que os animais sejam símbolos muito poderosos em nossa caixa de ferramentas espiritual. Animais nos proporcionam visões de como a nossa vida poderia ser, se vivêssemos de forma simples, com pureza de pensamento e emoção. Centrando-se sobre os atributos dos nossos totens, internalizamos essas características e, assim, começamos a exteriorizar a própria personagem que eles representam. Cada pessoa tem o seu totem, basta descobrir e tentar aprender com ele e em geral, os totens nos são revelados através de sonhos ou visões. Pense um pouco e reflita sobre os seus sonhos para descobrir o seu!

Paz e Bem!

Por Ana Carolina Clemente

Imagem relacionada

 

 


Post Your Thoughts