Toda a vida é Yoga

pranayama-site
É inegável que o Yoga, de uns tempos pra cá, se tornou o boom do momento. Yoga definitivamente está ‘na moda’. Mas, você sabe realmente o que é praticar yoga e de quais formas o yoga está presente nas nossas vidas?
Com todo esse modismo em torno do yoga é válido esclarecer que yoga não é algo que você faz para fora, para se sentir bem com a imagem que passa para o outro. Yoga não é aparentar ser zen, não é viajar para a Índia nem se banhar no rio Ganges. Yoga não é sair por aí com um lindo japamala pendurado no pescoço, falar namastê e postar lindos asanas no instagram. Isso é legal também, mas yoga é muito mais que isso. Yoga é uma mudança interna. Posso inclusive afirmar, como toda certeza, que a prática de asanas é parte ínfima do yoga, é só a pontinha dessa enorme e linda filosofia milenar. Não desmerecendo os asanas obviamente! Mas o yoga é além.
 

Costumo dizer em minhas aulas que a prática dos asanas é sim muito importante e digna de toda atenção que damos a ela mas que devemos sempre lembrar que existe uma outra face do yoga, talvez até mais difícil que o trabalho corporal e que, sem ela, torna-se quase impossível praticar os asanas com a excelência que esperamos. Essa parte eu chamo de autoconhecimento e meditação. É o olhar para dentro, silenciar as palavras, fechar os olhos e se conhecer. Permitir-se estar em silêncio mental e baixar os níveis energéticos. DESACELERAR. Parar por uns instantes e simplesmente não fazer nada, somente fechar os olhos e respirar, percebendo o ritmo do seu corpo e da sua respiração. Ouvir seus batimentos cardíacos, senti-los acalmar, sentir a energia por todo o seu corpo se equilibrando e perceber-se num estado novo, de paz e tranquilidade. INTERIORIZAÇÃO.

A quanto tempo você não faz isso? A quanto tempo estamos vivendo nesse modo automático que chegamos até passar dias sem ter ao menos 5 minutos que seja de silêncio? Silêncio verdadeiro, aquele em que você cala todas as suas ansiedades, os medos, os pensamentos, a insegurança.. A quanto tempo você não para para se observar? Faça um teste. Pare em algum momento do dia, sente confortavelmente, feche os olhos e respire. Só respire. Permaneça assim o quanto puder e observe-se. Esqueça as contas para pagar, esqueça se tem alguém to olhando, o mosquitinho que passou, a coceira no dedo do pé.. somente pare e respire. Um minuto do seu dia. Escreva em um papel ao menos 5 coisas que você fez durante a semana e que foram única e exclusivamente para você, para o seu prazer, puro e simplesmente.

Isso é yoga!

Yoga é algo para ser vivido. É estar consciente o tempo todo, em cada momento do seu dia. É estar plenamente consciente da ação, em toda ação. Yoga é silêncio! Praticar asanas é sim uma importante parte do yoga mas o yoga vai além dessa prática. Muitas pessoas vêm até mim e demonstram interesse em praticar asanas ou me pedem dicas de por onde começar, a resposta é sempre a mesma: comece meditando. Silencie a mente. Porque de todos os lindos e incríveis asanas de instagram, a meditação e a calmaria da mente é e sempre será o mais bonito.

 

Por Natasha Maimone. 

Post Your Thoughts