Surf & Yoga na prática

Não é muito difícil encontrar pessoas que levam o surf ou o Yoga, ou ainda os dois juntos, como um lifestyle. Surfistas e yogis como Mark Cunningham, Kelly slater, Rochelle Ballard, Gerry Lopez, e Tom Carrol se beneficiam-se da combinação das duas práticas. Ambos integram o praticante na Natureza e têm a capacidade de o fazer vivenciar o momento presente.

11879110_10153118714451629_8303428708298308428_o

Imagem: Facebook

O surfista, e também investidor imobiliário, Marco Bruno, conta para nós sobre sua relação com o surf e o quanto a prática influenciou em sua vida: “eu surfo desde os 12 anos de idade , iniciei la pelos anos de 1972 auge da década de 70 quando o surf estava bombando aqui no Rio de Janeiro, nessa época não existia escolinhas e tínhamos que aprender sozinhos mesmo, comecei com uma prancha de isopor planonda e uma madeirite de madeira bem pesada”, conta.

Marco ainda fala sobre como o surf tem o conectado com a natureza e amigos. “O surf influenciou uma nova maneira de viver, um estilo de vida bem ligado a natureza. Tive a oportunidade de conhecer muitos amigos que me proporcionaram muitas viagens pelo Brasil e pelo exterior, e desde então nunca mais parei. Hoje aos 56 anos não pretendo parar até a minha passagem para o outro lado da vida, esperando que tenha um mar bem legal no mundo celestial (risos).”

Os principais benefícios físicos para surfistas que praticam Yoga são o aumento da flexibilidade criando força, consciência corporal e maior concentração. Isso possibilita ao surfista a superar seus limites com consciência e uma clareza mental que o deixa mais confortável em situações extremas, realmente doloridas e exigentes. “As adversidades do mar são inúmeras. Devido a essa natureza maravilhosa, nunca existe ou existirá um mar igual ou uma onda igual a outra, sempre é uma nova aventura a cada onda e cada mar num dia de surf. Já passei por inúmeros perigos de correntezas e caldos em ondas grandes tendo que usar o que mas aprendi nesses anos, a manter a calma e positividade de sair vivo.” 

11082165_932902076751465_6993487091643608836_o

Imagem: Facebook

Yoga para surfistas aplica uma combinação de técnicas yogues direcionadas ao surf os quais providenciam um extraordinário aumento de energia, força, flexibilidade, vitalidade e confiança. Através de um movimento fluído de uma postura (asana) para outra combinado com a respiração correta, começamos a desenvolver um estado de concentração e a entender o que é foco em movimento, algo que se vai revelar bastante útil na água.  No final da prática, o estado de concentração é aplicado aos exercícios de visualização e meditação. O foco deste estado integrado entre as nossas capacidades físicas e mentais é a chave para melhorar todos os níveis de Surf.

“A prática do yoga me auxilia no mar e fora do mar. Falando do mar e do surf, acho que me ajuda muito na prática da respiração em dias pesados de ondas maiores e mais volumosas. Estou sempre procurando colocar em prática os ensinamentos dessa disciplina e prática tendo em vista muitas ocasiões quando preciso de calma e serenidade embaixo da água e não só a respiração mas também o aprendizado das posturas e exercícios que aprendo no yoga me dando mais flexibilidade, postura e condicionamento físico. Sou um veterano no surf e um mero iniciante do yoga mas assim como no surf não consigo mais me ver e viver sem o yoga!!!” Completa Marco.

15826171_1314020425338082_6801310275432438893_n

Imagem: @Allangandraphotography

 

Por Giselli Duarte


Post Your Thoughts