Surf & Yoga, a dupla perfeita!

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Não é raro encontrar pessoas que elevam o surf ou o Yoga, ou ainda os dois juntos, de hobby ou estilo de vida. Surfistas e yogis como Teco Padaratz, Guga Arruda, Gerry Lopez, Mark Cunningham e Tom Carrol beneficiam-se da combinação das duas práticas.

O Yoga tem, em muitos aspectos, uma forte ligação com o surf.
No campo mais prático, os principais benefícios físicos para surfistas que praticam Yoga são o aumento da flexibilidade criando força, consciência corporal e maior concentração.Isso possibilita ao surfista a superar seus limites com consciência e uma clareza mental que o deixa mais confortável em situações extremas, realmente doloridas e exigentes.
O sal purifica a alma e o corpo por ter efeitos laxantes quando ingerido.E falta de ar embaixo d’agua limpa os pulmões e purifica o sangue quando o ar fresco é respirado.E quando o surfista encontra o Yoga, conhece paciência,concentração,elasticidade,maior humildade e menos preconceito.
Com tantos benefícios,é fácil esquecer que, como todo esportista, o surfista sente dor.Segundo o Dr. Joel Steinam,autor do livro Surf e Saúde,numa sessão regular de surf, o surfista passa de 40 a 50% do tempo remando e de 5 a 10% pegando ondas. A postura da remada hiperestende a lombar e a cervical. O surf desidrata os discos intravertebrais e pode originar a hernia de disco.É o caso do surfista Teco Padaratz,ele tem hérnias de disco na lombar e na cervical. Em 98, Teco mergulhou de cabeça no mundo do Yoga,depois de um ano de prática diária foi campeão mundial do WQS,e em 2000 foi o décimo no ranking do WTC.

Segundo Teco, entre os benefícios , Yoga ajuda o surfista a corrigir vícios de postura de remada e a compensar o abuso da musculatura pela longa permanência nessa postura.
Outro abuso físico dos surfistas ocorre nos ombros (nas remadas) e nos joelhos (nas manobras). Porém, o maior perigo que essas duas articulações correm durante a prática de surf são as lesões traumáticas,como um estiramento.Diferente da dor na lombar causada pela longa permanência numa mesma postura,que exige muito da musculatura.

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Também na prevenção desse tipo de lesão o Yoga pode ser benéfico. A melhor maneira de previnir lesão é manter toda musculatura saudável. Entenda por saudável a musculatura que é alongada suficiente para não sobrecarregar as articulações em um longo espaço de tempo e forte o suficiente para não fadigar em curto espao de tempo. Na troca de benefícios entre uma atividade e outra, um estudo sobre problemas causados com a prática do surf, em que 805 surfistas entre 920 apontaram dores nas coluna (28,5%),dores na cervical (27,3%), e na articulação dos ombros (20,5%).
A prática regular do Yoga ajuda a balancear o físico. A prática regular do surfista deve conter posturas que ajudem nos problemas mais comuns. O Yoga faz com que o corpo e a mente trabalhem juntos com precisão. O Yoga ensina o surfista a ter respostas rápidas por meio de uma postura física e mental alerta e ao mesmo tempo relaxada, como num ásana(postura), que deve ser simultaneamente firme e confortável. As técnicas respiratórias – paranayamas – também podem ajudar muito os surfistas, principalmente nos inevitáveis caldos. O aumento da capacidade pulmonar faz com que o surfista retenha o ar por mais tempo.

Apesar dos benefícios físicos de uma prática regular de Yoga, os surfistas que o praticam, concordam que o maior presente do Yoga ao surfista é o autoconhecimento. Por meio dele o surfista adquire confiança. No surf profissional, o estado psicológico e emocional é tão importante quanto o estado físico. O grande problema é lidar com vitória/derrota, medo e insegurança.
Teco diz que o Yoga também o ajudou a controlar uma situação de nervoso, em um campeonato enquanto esperava a onda,  repetia o mantra OM para se acalmar, controlar a ansiedade e os batimentos cardíacos.

O Yoga também ajuda a não entrar em pânico.
A dica em situações de perigo é respirar fundo. Isso traz clareza nas decisões. E no dia-a-dia, aplicar o aprendizado do Yoga com disciplina e humildade.
A combinação Yoga e Surf ajuda a ver o mundo com mais respeito.
Há outras atividades físicas, como o pilates ou treinamento funcional, que podem ser tão boas, ou até mais eficientes para a prática de cross-training do surfista. Mas o Yoga garante benefícios além: você se conecta com as necessidades do seu corpo, conhece seus limites e começa a descobrir o que é ou não bom para você.

Fonte: Namasté Para Você


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