Os corpos sutis

los-5-koshas

Somos apenas um corpo? Todas as grandes tradições espirituais do mundo dizem que o nosso corpo físico é apenas um dos corpos, veículos, em que a consciência pode se expressar. Na realidade, a divisão destes invólucros é hipotética porque eles encontram-se costurados um ao outro. O trabalho dos yogins tem início no corpo físico, porque à medida que tomamos consciência e vamos percebendo o corpo físico, vitalizamos cada região com bioenergia, e através da prática de ásanas vamos desenvolvendo os potenciais do corpo, entre eles a consciência corporal.
Do sânscrito, língua utilizada nos Vedas (escrituras sagradas hindus), “Kosha” significa invólucro. A filosofia vedanta inclui 5 koshas, sendo:

1. Anna Maya Kosha

“Anna” significa alimento e “maya”, ilusão. Assim, o anna maya kosha é o primeiro invólucro do nosso corpo. É o corpo físico que conhecemos e lidamos mais. É matéria, é palpável. É um corpo transitório, que precisa de alimento para se manter. Literalmente, é um corpo composto por alimento, daí a importância de ingerir alimentos saudáveis. Apresenta cinco sentidos básicos (tato, paladar, olfato, visão e audição) e cinco agentes de ação (boca, órgãos genitais, mãos, pés e ouvidos). O estágio evolutivo do Anna Maya Kosha corresponde ao estado mineral e seu elemento é a Terra. De natureza instintiva, sua energia deriva das áreas genitais. Está relacionado ao chakra Muladhara.

2. Prana Maya Kosha

“Prana” significa força vital. Esse é o corpo ilusório feito de energia (prana) que emana dos elementos básicos da natureza: terra, ar, água, fogo, éter. O elemento é Água. Opera sobre os cinco sentidos básicos e funciona como intermediário entre as sensações físicas e emoções. Está relacionado ao chakra Manipura.

3. Manas Maya Kosha

“Manas” significa mente. É o corpo ilusório do conhecimento. Está ligado ao sistema nervoso primitivo, ao ego, à inteligência, à memória. Seu elemento é o éter e está relacionado ao chakra Vishuddha.

4. Vijnana Maya Kosha

“Vijnana” significa consciência. Está ligado ao super ego. É responsável pela capacidade de clarividência e percepção extra-sensorial. Responde aos estímulos da imaginação, sendo os sonhos expressão do Vijanana maya kosha. Não está relacionado com nenhum elemento físico porque vai além dos limites físicos. Está ligado ao chakra Ajna.

5. Ananda Maya Kosha

“Ananda” significa bem aventurança, felicidade plena. Este corpo é o mais sutil do nosso revestimento, transcende o corpo físico e conecta o indivíduo ao seu Criador. Também é o corpo do afeto, dos sentimentos e das relações amorosas. Corresponde ao elemento Ar e está relacionado ao chakra Anahata.

Fonte: Yogateca

Traduzido Por: Ana Carolina Clemente


Post Your Thoughts