O Yoga no tratamento da Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide (AR) é uma doença caracterizada por um estado inflamatório crônico, que atinge as articulações, principalmente as periféricas do corpo, podendo levar à destruição articular e ao aparecimento de deformidades osteoarticulares. As fortes dores que acomentem os pacientes da AR provocam a diminuição dos exercícios físicos, causando a restrição de amplitude de movimento articular.
Alguns estudos tem sido feitos relacionando a prática regular do Yoga à melhora dos sintomas da AR. Desde que praticada sob a supervisão de um profissional do Yoga, a prática constante pode melhorar a função física das articulações afetadas assim como reduzir o número de articulações macias e inchadas afetadas pelo AR.
Um dos estudos que merece destaque foi realizado em 2009 por Bukowski (1) em que verificou-se que o efeito da ioga sobre os sintomas de osteoartrose no joelho em um grupo de 15 adultos de ambos os sexos. Foram realizados exercícios de alongamento e fortalecimento muscular em um grupo (n=7) e ioga em outro (n=8). Os resultados encontrados foram positivos para a diminuição dos sintomas de dores e melhoria na qualidade de vida, avaliados de forma subjetiva pelo Western Ontário and Osteoarthritis Index (WOMAC) em ambos os grupos.

 

Women practicing yoga in a class

Alguns asanas do Yoga movem a articulação através de sua série completa do movimento aumentando assim a flexibilidade. Já os asanas eretas melhoram o balanço reforçando os músculos de estabilização reduzindo a possibilidade de quedas. Além disso, o Yoga é uma associação do trabalho mental, da respiração, da redução da tensão, da concentração meditativa e da atividade físicas, podendo, dessa maneira, contribuir muito para o tratamento da AR.
Entre os asanas que trazem benefícios no tratamento da AR, podemos citar:
1. Adho Mukha Svanásana (Postura do V invertido ou postura do cachorro espreguiçando com a cabeça para baixo): Reforça os tornozelos e modela as pernas. Essa postura ajuda a eliminar a rigidez nas omoplatas e a artrite nos ombros.

downward-facing-dog-pose-adho-mukha-svanasana-inside

2. Utthita Parshvakonásana e Parivrita Parshvakonásana ( parshva: lado, kona:
Ângulo; posição estendida em ângulo lateral): Tonifica os tornozelos, joelhos, coxas, quadris e costas. Corrige defeitos de pernas e coxas, desenvolve o tórax e reduz a gordura em volta da cintura e quadris. Alivia dores ciáticas e artríticas.

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Por Ana Carolina Clemente

Referência Bibliográfica
Bukowski EL. The effect of iyengar yoga and strengthening exercises for people living with osteoarthritis of the knee: a case series. Int Q Community Health Educ. 2006-2007;26(3):287-305.


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