O Hatha Yoga

Hatha Yoga é uma das sete linhas clássicas do Yoga no qual se desenvolve um sistema de técnicas psicossomáticas minuciosamente elaboradas que servem como um instrumento para a transformação do corpo humano em um “corpo divino”. A intenção básica dessa tradição de Yoga é a de atuar profundamente na estrutura psicofísica, conferindo – lhe saúde perfeita e equilíbrio.

CYBKBY Women doing child's pose in yoga class

“Hatha” do sánscrito “ha” – sol e “tha” – lua, este método de yoga tem o objetivo de unir os pares opostos, como o sol (representação do positivo) e a lua (representação do negativo) e trazer assim, o equilíbrio entre corpo e mente. Hatha Yoga é conhecido como a ciência da purificação. O corpo necessita ser limpo para que as energias bloqueadas possam se liberar. Os principais componentes do hatha Yoga são:

  • ÁSANAS – Posturas Psicofísicas
  • PRANAYAMAS – Controle de Energia Vital por meio da respiração
  • KRIYÁS –  Técnicas de purificação
  • NIDRÁS – Técnicas de relaxamento
  • BANDHAS – Controle Muscular
  • MUDRAS – Gestos Reflexológicos
  • MITAHARA – Dieta Moderada
  • DHYANA – Meditação

Todos estes componentes criam um corpo forte e saudável, aumentam a vitalidade física e mental, desenvolvem a concentração, equilibram as polaridades energéticas, purificam a mente e preparam o praticante para ser um perfeito instrumento do Ser interior.

Yoga é uma filosofia de vida, uma ciência que se aprende com a prática regular. Acredita-se que tenha surgido na Índia há cerca de 2.500 anos a.C. O primeiro praticante a organizar o conhecimento sobre Yoga foi Patanjali, que viveu por volta de 200 a.C. Em sua obra clássica, os Yoga Sutras, que consistem em 185 aforismos, Patanjali descreve Yoga como “chitta vrtti nirodha”, que pode ser traduzido como a restrição das modificações mentais, ou seja, o aquietamento da agitação da mente. Segundo Patanjali, o praticante de Yoga deve seguir oito passos para alcançar essa quietude mental e, consequentemente, a felicidade plena e a paz duradoura. Este conhecimento foi transmitido de geração em geração até formar a base da prática contemporânea do Yoga.

Conheça Os Oito Passos do Yoga

Principais Benefícios do Yoga:
Aumento da flexibilidade e da resistência muscular;
Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório;
Melhoria na circulação sanguínea;
Tranqüilidade mental e equilíbrio;
Aumento da concentração e clareza dos pensamentos;
Aumento da auto-estima;
redução do estresse;
Melhorias na postura.

Vamos praticar?

Fonte: Livro – A Senda do Yoga, Maria Laura Garcia Packer, A Árvore do Ioga, de B.K.S. Iyengar, A Luz da Ioga, de B.K.S. Iyengar

 


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