Mesa Vegetariana: Leite de Inhame

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Uma excelente opção de leite vegetal. Prático, acessível, barato e riquíssimo em nutrientes.

O leite de inhame tem uma cremosidade natural que pode ser muito bem aproveitada em diversas receitas doces e salgadas como cremes brancos, pães, vitaminas, mousses, brigadeiros, ganaches, entre muitas outras possibilidades.

Pode ser feito com o inhame cru, mas o cozimento ajuda a eliminar antinutrientes presentes nesse tubérculo, os oxalatos. Além disso, algumas pessoas apresentam urticária ao entrar em contato com substâncias do inhame ao descascá-lo, por isso indica-se cozinhar o inhame com a casca e descascar só depois.

Ingredientes

1 inhame;
1 copo de água filtrada;
Extrato de baunilha a gosto (opcional) – Ou 1 banana grande (fica muito saboroso);
Adoçante – agave, melado ou açúcar (opcional).
Modo de Preparo

Corte o inhame em cubos, cubra com água e leve ao fogo até começar a ferver. Quanto mais tempo cozinhando, mais cremoso ficará o leite. Se for usá-lo em vitaminas de frutas por exemplo, deixe apenas cerca de 3 minutos em água fervente. Para uso culinário, em cremes, deixe cerca de 10 minutos.
Escorra a água, espere o inhame esfriar até conseguir manusear e descasque.
Bata no liquidificador com água filtrada. Aqui você decide se prefere mais ou menos líquido ajustando a quantidade de água necessária.
Opcionalmente, acrescente uma pitada de baunilha e adoçante (agave, melado, stevia).
Não é necessário coar, mas quando coado com um voal (ou voil) o leite fica mais líquido e homogêneo, ideal para vitaminas ou para tomar com café.
Rendimento: 1 copo grande de leite de inhame.

Fonte: Veganize-se

Adaptado por: Pranayama


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