Meditação na chama da vela

A meditação na chama da vela é um dos tratakas existentes na prática do yoga. Trátaka é o nome em sânscrito para a prática de fixação do olhar, podendo ser na chama da vela, em uma flor, no céu etc. e nos conecta a um estado ampliando nossa consciência, saindo do mental, dos pensamentos compulsivos nos levando ao estado de  Presença no Sagrado.

A vela é um símbolo de luz, por causa de sua chama, e ajuda a eliminar energias e pensamentos negativos. O Fogo é uma força muito poderosa podendo ser um portal de entrada para o nosso interior. A mente se aquieta ao observar a chama da vela e aprofunda nossa auto-observação.

Fixar o olhar na chama da vela sentindo que a vê com o seu coração é como cruzar um portal para a Paz, traz uma conexão maior com os mundos mais sutis, melhora nossa percepção, ajuda a focalizar a mente, auxilia a concentração, relaxa e se feita da maneira correta diminui a velocidade de nossas ondas mentais.

            Perceba a leveza que esta meditação traz ao seu Ser, e se possível repita uma vez por semana, trazendo para o centro da chama, do fogo da vela, situações, pessoas, sentimentos, ressentimentos que gostaria de redirecionar, transformar dentro de você, abrindo espaços para novos padrões e paradigmas. Trazendo o perdão para o seu coração, para si e para o outro ao nosso redor.

 Como fazer?

Acenda uma vela na altura de seus olhos e na distância de mais ou menos um metro de onde irá sentar-se para meditar. Coluna ereta, respeitando as curvaturas naturais.

Com a consciência de todo seu corpo, dos pés a cabeça, comece trabalhando o prana, energia vital, respirando profundamente com consciência e tranquilidade.

Concentre-se e fixe-se seu olhar no centro da chama da vela, evite piscar excessivamente, apenas o necessário, tente esvaziar sua mente, não deixando se desconcentrar por outros detalhes…, libere seus medos, o fogo queima.. sinta  passar pela chama do fogo da vela tudo aquilo que não serve mais, limpando, entregando e liberando!!

Por Lara Carolina


Post Your Thoughts