Gomukhasana (Postura da cara de Vaca)

convacas

Na Índia é uma cena comum ver vacas andando no meio dos carros, bicicletas, pedestres e rickshaw. E ai de quem não parar o seu caminho para permitir a travessia deste animal sagrado. Segundo as lendas hindus, Krishna tinha vacas como animais de estimação e era juntamente com seu irmão, Balarama, pastorzinho de vacas na infância. Ainda segundo a filosofia hindu as vacas representam uma expressão da espiritualidade e também o último estágio na escala de encarnações. Além destes motivos, outro que é muito importante e que faz da vaca um animal sagrado é o leite produzido por ela. A maior parte da população da Índia é vegetariana e sua dieta tem como base principal a ingestão de leite e seus derivados. Sendo assim, o povo hindu reverencia a vaca de maneira exuberante.

Um dos asanas praticados no Hatha Yoga é a Gomukhasana, em sânscrito “go” é uma palavra que deriva do Inglês vaca (cow) e “mukha”, cara. Esta postura atua principalmente no chakra básico Muladhara, chakra da energia criadora. No entanto, se essa energia for mal direcionada pode desarmonizar e retardar, em até milhares de anos, a evolução do ser que a utilizar para o mal, como se fosse uma força hostil. Quando desenvolvido, mas sem controle, pode levar a pessoa à loucura pelo uso abusivo da sexualidade. Então, essa postura ajuda muito neste redirecionamento da energia e seu fluxo vitalizante é sublimado subindo em proporção benfeitora pela coluna vertebral até o cérebro irrigando-o energeticamente, redobrando as atividades mentais e a ligação com a ConsciênciaSuperior, tornando a pessoa mais lúcida, dinâmica e com as vibrações purificadas poderosamente. Entre os benefícios físicos que esta postura nos traz estão o alongamento dos tendões e ligamentos dos joelhos e músculos peitorais, alívio de dores nas costas, afasta a sensação de fraqueza, fadiga e falta de apetite, traz melhoras em casos de ejaculação precoce, hemorroidas e prisão de ventre, além de ser utilizada no tratamento de tuberculose e asma. Essa postura só é contra-indicada em casos muito graves de problemas no pescoço ou ombros. Vamos tentar? Tente ficar, pelo menos, cinco respirações (uma respiração é formada por um ciclo de uma inspiração e uma expiração) praticando este asana e você vai perceber a sensação de bem-estar que vai lhe invadir!

Paz e Bem.

Por Ana Carolina Clemente

 

http://www.sarvyoga.com/gomukhasana-cow-pose-steps-and-benefits/

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