Ganesha, o removedor de obstáculos

ganesha-wallpaper13

Ganesha pertence à família de deuses mais populares do Hinduísmo. Ele é o filho mais velho de Parvati e Shiva. Ele é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica.
Caracteristicamente, Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato. Cada característica tem seu significado, que são:
• Cabeça de elefante: representa a grande sabedoria e intelecto;
• Grande barriga: simboliza a paciência e a capacidade de digerir o bem e o mau ao longo da vida;
• Única presa: Ganesha tem apenas uma das presas, pois a outra foi quebrada, Este símbolo representa a ideia dos sacrifícios que devem ser feitos para se atingir a felicidade;
• Rato: este é o meio de transporte do Ganesha (vahana), que também representa a sabedoria, talento e inteligência, no sentido de investigar minuciosamente um assunto considerado difícil.
O seu mantra é um dos mais populares na mitologia hindu, pois Ganesha é descrito como o “som primordial” (Om), conhecido também como Omkara ou Aumkara.
Ganesha é um dos personagens mitológicos mais populares da Índia. É considerado o destruidor dos obstáculos ao desenvolvimento espiritual e material, permitindo aos seus devotos alcançar as riquezas e assegurando o êxito em todos os empreendimentos, por isso é a primeira divindade reverenciada em todos os rituais hindus.

Por: Lara Carolina.

 


Post Your Thoughts