Bhakti Yoga é Ciência

 

pranayama-br-02

Existe um padrão de experiências científicas para conhecer Deus. Este processo de bhakti yoga, que estamos ensinando, é científico. Podemos aprender com ele a discriminar entre diferentes categorias, isolar diferentes elementos, definir características e interações, analisar, como em qualquer outra ciências. Serão analises, porém em um campo mais sutil. Isolar matéria do espírito, estabelecer relações.

Uma ciência. Infelizmente, no ocidente, a tradição religiosa tem sido, por muitos anos, uma coisa muito fanática,emocional, anti-intelectual. Inclusive na história europeia podemos ver que, quando alguém quis estabelecer ciência. teve que lutar contra a igreja para fazer valer suas ideias. Assim temos, por um lado uma tradição religiosa e por outro a ciência material, que, pelo menos, possui um processo analítico lógico. É desse modo que todo mundo está querendo aprender a verdade – com base na ciência material.

No entanto, vida espiritual também é algo completamente científico. Mas esse conhecimento não existe em nossa cultura. O conceito que temos, aqui no ocidente, é completamente artificial, algo completamente à parte da vida racional. O filósofo alemão Hegel disse que a diferença entre oriente e ocidente é que na India não existe esta separação radical entre a filosofia e a teologia. Uma verdadeira religião deve ser filosófica. Contrariamente, uma filosofia sem Deus não terá validade alguma, não passando de uma simples teoria. Filosofia sem religião é especulação seca e religião sem filosofia é sentimentalismo ou fanatismo. Assim é que precisamos de uma experiência prática de Deus. Hoje em dia,as pessoas só acreditam quando podem ver ou tocar. Por isso o Senhor Krsna explica, na Bhagavad gita, que possuímos sentidos espirituais latentes, assim como o impulso sexual, que permanece latente nas crianças, e só desperta na adolescência. Analogamente, existem sentidos espirituais que podemos despertar.
Fé sem experiência não serve. A maioria das pessoas não conseguem acreditar sem uma experiência prática. Se Deus é absoluto isso indica que Ele pode estar presente em todos os aspectos da realidade. Presente no campo da percepção, da visão, da audição, da justiça, da inteligência, do amor e etc… Assim é que podemos ver, tocar, se comunicar, perceber, amar Deus, e assim por diante porque Ele, acima de tudo, é a pessoa original, o Purushotama. Esta é a concepção teosófica vaishnava de Deus através da ciência da bhakti yoga.
Do livro Os Valores da liberdade. De Sua Santidade Hrdayananda das gosvami Atcharyadeva ( Howard J. Resnick, Ph. D. )
Com acréscimos de Hari Darshana Dasa.


Post Your Thoughts