Beba água: ela é essencial

Vital para a vida, a água serve como solvente para aminoácidos, glicose, minerais e vitaminas. “Ela é essencial para o processo fisiológico de digestão, absorção e excreção, além disso atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas”, explica a nutricionista Diully Balistero.

aguas-aromatizadas-620x330

Processo de emagrecimento

Além de proporcionar sensação de saciedade, se ingerida antes das refeições, ela ainda auxilia no processo de digestão e previne a prisão de ventre. “A água é considerada um dos mais importantes combustíveis para o funcionamento do nosso corpo, promovendo o aceleramento do metabolismo e, com isso, proporcionando a queima de calorias”, pontua Diully.

A estação mais quente

No verão o nosso corpo elimina mais líquidos do que nas outras épocas do ano, seja pelo suor, saliva ou urina. Isso ocorre porque a temperatura do ambiente fica mais alta e eleva também a temperatura corporal. Por conta disso a ingestão da água deve aumentar, pois há a necessidade de repor os líquidos perdidos ao longo do dia para que o corpo funcione corretamente.

Desintoxicando…

Quando bebemos água ela estimula as idas ao banheiro. Isso ajuda a “limpar” o trato urinário. “A ingestão de água também favorece o fluxo linfático saudável, necessário para a desintoxicação do organismo”, esclarece a nutricionista.

#FICAADICA
A nutricionista Diully Balistero deu 3 dicas para aumentar a ingestão de água ao longo do dia. Confira:
• Tenha sempre uma garrafa com água perto de você.
• Consuma frutas com grande quantidade de líquidos como melancia e melão.
• Introduza alimentos como pepino, chucho e abobrinha nas suas refeições, eles têm grande quantidade de água.

#OUTRADICA
Pra facilitar, e ajudar um pouquinho a memória, existem alguns aplicativos para celulares e tablets que vão te lembrar de beber água ao longo do dia. Alguns deles são: Waterbalance, Hydro, Water your body. Todos estão disponíveis para Android e IOS e são gratuitos.

Cocktail with strawberry, blueberry and apple on wooden table.

Prepare águas aromatizadas!

É muito fácil de fazer! Primeiro, escolha as frutas de sua preferência, como morango, abacaxi, laranja, melancia, cereja, pêssego, kiwi… você pode colocar kiwi ou limão também.
Depois adicione ervas frescas, como hortelã, alecrim, erva-doce ou manjericão. Você ainda pode colocar gengibre e gelo nas suas preparações.
Se quiser, dê uma leve amassadinha nos ingredientes, para liberarem mais sabor.
Ah, não se esqueça de lavar bem os ingredientes antes de usar.
Confira 3 receitas deliciosas logo abaixo:

Água Aromatizada com Morango, Hortelã e Limão

Em uma jarra, misture 1 litro de água filtrada, 100g de morangos frescos picados, um punhado de folhas de hortelã frescas e rodelas finas de um limão siciliano pequeno. Tampe e deixe descansar por pelo menos 3 horas antes de servir. Se quiser, sirva com gelo.
Depois que a água acabou, não jogue fora os morangos e folhas, eles podem ser reaproveitados em saladas de frutas, saladas, vitaminas, picolés…

Água Aromatizada com Laranja, Hortelã e Kiwi

Em uma vasilha, misture 1 litro de água, rodelas finas de uma laranja, um punhado de folhas de hortelã fresca e rodelas de dois kiwis descascados. Tampe e deixe descansar por cerca de 3 horas antes de servir. Se quiser, sirva com gelo.
Depois que a água acabou, não jogue fora os ingredientes, eles podem ser reaproveitados em saladas de frutas, sucos, vitaminas, picolés…

1000506

Água Aromatizada com Limão, Hortelã e Pepino

Em uma jarra, misture 1 litro de água filtrada, rodelas de finas de 1 pepino caipira ou japonês, um punhado de folhas de hortelã e rodelas de um limão siciliano. Você também pode adicionar pedacinhos de gengibre. Tampe e deixe descansar por cerca de 3 horas antes de servir. Se quiser, sirva com gelo.
Depois que a água acabou, não jogue fora as rodelas de pepino e folhas de hortelã, eles podem ser reaproveitados em outras receitas como saladas, molhos e sucos.

Fonte: Presunto Vegetariano


Post Your Thoughts