Banhos Energéticos

 

 

banho-ervas-3 

 

Segundo a filosofia védica a Kundalini (em sânscrito significa “enrolada”) é a energia essencial latente de cada indivíduo. Como uma serpente, ela percorre todos os Chakras do corpo e não deve ser aprisionada em nenhum deles. Esse percurso que a Kundalini faz ao longo dos Chakras, que ficam localizados no corpo sutil e não no físico, proporciona diferentes níveis de despertar e experiências místicas. Agora, existe também o Prana, que é a essência vital, o sopro da vida, é o que dá força e sustentação ao corpo. O Prana é a energia do Universo e entra no organismo através da respiração, sendo enviado para todas as células do corpo. Para melhorar a circulação do Prana do corpo existem as técnicas de Pranayamas, que são as técnicas de respiração, muito utilizadas no yoga.

E em relação a Kundalini? Como melhorar a sua circulação? Dentre as milhares de técnicas que existem, encontra-se uma bem ancestral, que hoje é vista por muitas pessoas com preconceito: são os banhos com ervas e a utilização de óleos essenciais. As ervas são plantas de folhas verdes, encontradas facilmente na natureza e contém propriedades especiais: podem ser aromáticas que são muito utilizadas na culinária e podem ser medicinais. Os banhos e óleos essenciais são feitos a partir dessas últimas. A homeopatia, por exemplo, é um ramo da medicina que se baseia neste princípio da cura pela natureza para problemas físicos. Já para as dores da alma, que envolvem bloqueio e má distribuição de energia, os banhos com ervas são muito indicados e apresentam resultados muito positivos, embora, não se tenham estudos científicos que comprovem sua eficácia até o presente momento. Mas, as mudanças no indivíduo que os usa é bem perceptível.

Entre as ervas mais utilizadas estão o manjericão, canela, alecrim, aroeira, guiné, elevante, eucalipto, dentre outras. Cada uma delas tem uma função diferente e vai atuar em locais e chakras diferentes, por isso, é importante, refletir e conversar com pessoas que entendam do assunto antes de tomar banho com as ervas. É bom lembrar que não existe nenhuma contra indicação para o banho, sendo assim, qualquer pessoa que queira, que sinta necessidade, pode tomar, independente de idade, condições físicas e até mesmo religião. A cura espiritual aqui é feita pela natureza e não pelo sincretismo.

E aí, vamos experimentar? Pode apostar que sua fadiga e cansaço emocional vão melhorar e você vai se sentir bem melhor depois do banho. Claro, que os pensamentos positivos na hora do banho são muito importantes! Portanto, sempre pense em coisas boas! 

Paz e Bem!

Por Ana Carolina Clemente


Post Your Thoughts