A importância das posturas invertidas no Yoga

O trabalho das posturas (asanas) no yoga traz benefícios em vários sentidos para o corpo e mente, seja na questão física, seja na questão espiritual. As posturas invertidas estimulam o sétimo chakra, o Sahasrara Chakra, que fica localizado no topo da cabeça.

O Sahasrara Chakra (lótus de mil pétalas), cuja cor é violeta, está associado à glândula pineal. Esta glândula é um pouco maior do que o tamanho de uma azeitona e fica localizada em uma parte do cérebro chamada telencéfalo. Responsável pelas funções psíquicas superiores, como pensamento, memória e raciocínio, esta glândula é a única até então estudada que comprovadamente sofre cristalização a partir dos 40 anos. Durante a noite, ela é responsável pela secreção de melatonina que regula o sono sendo responsável pela restauração da energia perdida durante o dia. 

Os asanas que estimulam a pineal e, consequentemente, o Sahasrara Chakra são as invertidas. Quando mudamos a orientação do nosso corpo e pressionamos o topo da cabeça no solo, esta glândula sofre uma pressão sendo, assim, estimulada. Alguns estudos tem sido feitos associando o Alzheimer ao mal funcionamento da glândula pineal, o que mostra mais uma vez a importância de se praticar Yoga no decorrer da vida para evitar doenças no futuro. 

 

img_20160616_144421037


Post Your Thoughts