3 exercícios para desenvolver Mindfulness

meditation-569fedb13df78cafda9f1d7b

Uma vez que apresentamos o conceito de Mindfulness e exploramos as suas dimensões como são normalmente tratadas em pesquisa acadêmicas, estamos prontos para aprender como desenvolver este estado de mente gradualmente.

Antes, no entanto, faço algumas ressalvas:

Não espere resultados imediatos.

Reflita: quando você está fora de forma, sem praticar atividades físicas por muito tempo e possui uma alimentação inadequada, algumas idas à academia não vão resolver problema algum.”Reflita: quando você está fora de forma, sem praticar atividades físicas por muito tempo e possui uma alimentação inadequada, algumas idas à academia não vão resolver problema algum.”

É a prática sistemática e a compreensão correta sobre os fundamentos de Mindfulness que poderão causar efeitos salutares. Preferencialmente, não espere resultado algum. Pratique e deixe-se surpreender.

Cuidado com a atitude: “meditação não é para mim, sou muito agitado”

Essa lógica é a mesma do caso em que uma pessoa fora de forma alega que exercícios físicos não são para ela porque está fora de forma. Não faz sentido.

Não comece a meditar cobrando-se para “parar de pensar”

Mindfulness não é parar de pensar, mas estar aberto, curioso e desapegado ao que acontece com e em você, momento a momento, sem julgamentos.

Não espere sentir alguma sensação mística ou especial

Apenas pratique. Vivencie o momento. Grande parte de nossa vida passamos no passado ou no futuro. A máquina de viajar no tempo já existe: nossa mente destreinada. Permaneça presente no presente – isso já é algo especial.

Com a compreensão correta e a atitude adequada, podemos então praticar.

Objetivo não é modificar, mas aceitar e viver plenamente as experiências

Meditação é uma espécie de treinamento mental; tal como existem diversos treinamentos físicos, existem diversas práticas de treinamentos mentais, e Mindfulness é uma delas.

Como Mindfulness está associada à atitude de abertura e curiosidade ao que se apresenta na experiência, momento a momento e sem julgamentos automáticos, a prática deve ser coerente com esta atitude. Por exemplo: ao observarmos a respiração, não buscamos alterar o seu fluxo, mas observá-la tal como se apresenta, com aceitação.

Comece com práticas fáceis no dia a dia

Onde quer que você esteja, permaneça lá mentalmente. Comece a treinar sua mente a permanecer onde o seu corpo estiver.

1 – Ao tomar banho

O banho é uma oportunidade maravilhosa para a prática de Mindfulness. Sinta a água cair sobre o corpo e escorrer por sua pele, sinta a temperatura, os aromas. Vivencie o momento plenamente. Sua mente vai insistir em sair dali, mas volte sua atenção ao momento do banho, à textura do sabonete, da esponja e ao toque do xampu em seu couro cabeludo. Observe e sinta o vapor pelo banheiro.

2 – Ao se alimentar

Algumas empresas realizam, além de sessões regulares de meditação, encontros bimestrais de “mindful lunches” (almoços conscientes). Essas refeições são realizadas em completo silêncio e atenção plena ao ato. Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor e à imagem da comida enquanto se alimenta.”Essas refeições são realizadas em completo silêncio e atenção plena ao ato. Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor e à imagem da comida enquanto se alimenta.”

3 – Ao respirar

A respiração é um valioso objeto de meditação e um milagre silencioso que nos acompanha do nascimento à morte, mas é ignorada por nós. Prestar atenção na respiração, sentindo a entrada e a saída do ar, momento a momento, não é tarefa simples como parece. Tente sentir o ar entrar e sair, observando se ele entra por uma narina ou outra ou pelas duas. Veja se consegue perceber a diferença de temperatura de ar na entrada e na saída. A mente divaga, se afasta do momento e você gentilmente a traz de volta e reconhece o quanto ela é destreinada e dispersa. Não se julgue; você está começando o treinamento e vai melhorar com o tempo.

Como você já deve ter percebido, podemos praticar em qualquer lugar, a qualquer momento. Sentado em um banco de praça ou no trabalho. Em um lugar reservado para meditação ou não, a cada momento, temos a oportunidade de estarmos presentes no presente, com mais abertura, aceitação e não julgamento. Bom treino!

Fonte: http://www.personare.com.br/3-exercicios-para-desenvolver-mindfulness-m6095


Post Your Thoughts